Skip links

Cirurgia plástica exige cuidados especiais para boa recuperação e resultados satisfatórios.

Cirurgiã plástica fala sobre principais recomendações em todas as etapas do procedimento.

Muitas pessoas sonham com uma cirurgia plástica para resolver aquele problema estético que incomoda e equivocadamente acreditam que a melhora será percebida na hora, no entanto, para que tudo dê certo, é preciso seguir uma série de cuidados.

Quem fala sobre o tema é Dra. Roberta Barros, cirurgiã plástica da clínica Ápice Medicina Integrada. “O tratamento estético com cirurgia é um processo em que várias etapas precisam ser corretamente seguidas. Costumo explicar às minhas pacientes que os cuidados e recomendações médicas pré e pós cirúrgicas são tão importantes quanto o comprometimento técnico do médico durante o procedimento”, afirma.

Os primeiros cuidados iniciam logo quando há a intenção de fazer cirurgia plástica. “Os procedimentos pré-operatórios incluem exames de sangue e glicemia, aferição de pressão arterial, consulta com médico anestesista e informar ao médico sobre o histórico de doenças e uso de medicações. Em casa já é importante adaptar o local onde irá ficar na recuperação da cirurgia e ter alguém para ajudar nas tarefas, principalmente nos primeiros dias após o processo cirúrgico. Fumantes precisam parar com o hábito ao menos um mês antes da cirurgia, pois o cigarro atrapalha a circulação sanguínea e pode comprometer a recuperação”, explica a médica.

Cumprida esta fase, tem início o procedimento cirúrgico, que, da mesma, forma, precisa seguir uma série de protocolos para que os riscos sejam minimizados. “As cirurgias precisam ser realizadas em hospitais capacitados e por equipe médica qualificada. O cirurgião precisa ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, afirma Dra. Roberta.

Passada a cirurgia, começa a fase de recuperação. “Neste período é extremamente importante seguir todas as recomendações médicas para que a recuperação seja mais previsível, diminuindo  consideravelmente o risco de complicações. Os principais cuidados incluem: repouso, seguir corretamente a prescrição das medicações fornecidas pelo médico, respeitar as limitações de movimentos que algumas cirurgias impõem (como levantar os braços após uma mamoplastia), alimentação equilibrada, ingestão de água, uso das malhas pós-cirúrgicas e cuidados com a higiene e traumas no local da cirurgia.

Dra. Roberta conta que, se essas recomendações não forem seguidas, há grande risco de complicações. “Quem não cumpre com as recomendações pode sofrer com hematomas, seroma (acúmulo de líquido debaixo da pele), abertura de pontos, infecções, dentre outros”, alerta.

Embora as complicações existam, é baixa a incidência, pois as pacientes costumam seguir os cuidados. “Procuro informar bastante minhas pacientes, com conversas claras nas consultas, folhetos informativos, visita de enfermeira durante a recuperação e também orientando durante as consultas de retorno”, conclui Dra. Roberta Barros.

Caso o paciente tenha alguma dúvida em relação ao procedimento ou ao médico com o qual pretende fazer a cirurgia plástica, pode buscar informações no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A Ápice Medicina Integrada, fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0209, pelo WhatsApp: (15) 98178-8887, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Join the Discussion

Return to top of page
Estamos no WhatsApp!