Skip links

CIRURGIA PLÁSTICA: MITOS E VERDADES

Você tem vontade de colocar prótese de silicone, mas ouviu uma amiga dizer que elas dificultam o diagnóstico de câncer de mama? Já leu por aí que a abdominoplastia ajuda a eliminar as estrias, mas ainda tem dúvidas? Descubra o que é MITO ou VERDADE, quando o assunto é cirurgia plástica!

Próteses de silicone impedem ou dificultam o diagnóstico de câncer. MITO.
Explicação: Os nódulos suspeitos não são escondidos pelo implante, podendo ser diagnosticados pelos exames de imagem, independentemente de onde a prótese tiver sido implantada, acima ou abaixo do músculo.

Após fazer uma cirurgia plástica, é essencial evitar o sol VERDADE.
Explicação: Expor-se ao sol, após a realização de um procedimento cirúrgico, pode aumentar o inchaço e comprometer definitivamente a cicatrização.

Próteses de silicone podem impedir a amamentação. MITO.
Explicação: Como as próteses são implantadas atrás da glândula mamária, elas não provocam interferência na amamentação.

A abdominoplastia ajuda a diminuir as estrias. VERDADE.
Explicação: Ainda que esse possa não ser o objetivo principal, a abdominoplastia é o único procedimento capaz de eliminar as estrias que estiverem localizadas na região de pele a ser retirada, principalmente aquelas abaixo da linha do umbigo.

Quem vai realizar uma cirurgia plástica não deve fumar. VERDADE.
Explicação: O tabagismo compromete e danifica a microcirculação, que é responsável pela oxigenação dos tecidos, especialmente da pele; podendo prejudicar a cicatrização e até causar complicações graves, como necroses. É ideal abandonar o hábito de vez ou ficar sem fumar, no mínimo, 30 dias antes e depois da cirurgia.

Qualquer pessoa pode se submeter a uma cirurgia plástica. MITO.
Explicação: Pessoas com condições clínicas preexistentes, como diabetes hipertensão e obesidade, precisam ser tratadas adequadamente para que a cirurgia plástica seja viável. Por isso, desconfie de profissionais que indicam a cirurgia sem uma avaliação prévia criteriosa do seu quadro de saúde.

A LIPO LIGHT é mais segura e eficaz que a LIPOASPIRAÇÃO. MITO.
Explicação: A lipo light é um nome comercial dado ao procedimento de lipoaspiração convencional. O que determina a segurança e eficácia do procedimento é a sua realização em local apropriado (centro cirúrgico adequado às normas de segurança), realização do tratamento por profissional MÉDICO com título de especialista em CIRURGIA PLÁSTICA, e indicação cirúrgica correta para cada caso.

Join the Discussion

Return to top of page